Destaque

10 Filmes de Corridas Para Aquecerem o Motor

Antes de verem ‘Rush - Duelo de Rivais’, apertem o cinto e vejam estes filmes de vos pôr o sangue a bombar.

Publicado 18/09/2013

10 Filmes de Corridas Para Aquecerem o Motor
Já nos cinemas, em todo o mundo, ‘Rush - Duelo de Rivais’ conta a história real de dois pilotos de Fórmula Um durante a emocionante temporada de 1976. Depois de sofrer um grave acidente, Niki Lauda (Daniel Brüh) consegue voltar a correr para enfrentar o seu rival James Hunt (a estrela de ‘Thor’ Chris Hemsworth), e os resultados são tão imprevisíveis quanto emocionantes. Mas este não é o único filme em pista. Aqui estão mais dez para entrarem no espírito das corridas.






'Dias de Tempestade' (1990)
O Tom Cruise é a estrela deste filme, fazendo o papel de um piloto amador que é recrutado pelos profissionais da NASCAR, mas que se deixa levar pela ansiedade e rapidamente começa a perder corridas. A seguir a algumas montagens que mostram meses de treino, um Cruise mais duro e forte emerge para enfrentar um antigo colega agora inimigo na famosa corrida Daytona 500. Para além de ser o segundo filme que fez com o realizador de ‘Top Gun’, Tony Scott, este filme é também onde o Tom Cruise conheceu a sua agora ex-mulher, a Nicole Kidman. Um brinde ao amor a alta velocidade!






'As Corridas Loucas de Ricky Bobby' (2006)
Este é o segundo filme de temática desportiva na filmografia do comediante Will Ferrell (depois de ‘Um Treinador Genial’, de 2005), no qual ele faz o papel do campeão da NASCAR Ricky Bobby. Depois de uma corrida correr horrivelmente mal, internando-o no hospital, ele perde a coragem e começa a trabalhar como entregador de pizzas, mas ele não demora muito a voltar às corridas.






'Senna' (2010)
O galardoado cineasta Asif Kapadia realizou este documentário sobre o lendário piloto de Fórmula Um Ayrton Senna, que ganhou três campeonatos do mundo antes da sua morte prematura aos 34 anos. Repleto de entrevistas com aqueles que melhor o conheciam, é um retrato emocionado de um dos melhores pilotos que este desporto alguma vez viu.






'Velocidade Furiosa' (2001)
Depois de seis filmes e mais de 1500 milhões de dólares, a série ‘Velocidade Furiosa’ redefiniu os filmes de carros de alta cilindrada. Tudo começou há doze anos com o filme original, com o Vin Diesel e o Paul Walker no mundo alucinante das corridas de rua. Com perseguições incríveis e cenas de acção radicais, tornou-se o modelo para uma das séries mais lucrativas na história de Hollywood.






'A Corrida Mais Louca do Mundo' (1981)
Agora vista como uma comédia icónica, ‘A Corrida Mais Louca do Mundo’ segue uma série de equipas numa louca corrida através do país. Sem dúvida o filme mais excêntrico da lista, o elenco inclui imensos nomes famosos da altura, incluindo Burt Reynolds, Dom DeLuise, Farrah Fawcett, Dean Martin, Sammy Davis, Jr., Peter Fonda, Roger Moore e até a superestrela do futuro Jackie Chan aparece.






'Corrida Mortal' (2008)
Baseado num filme de culto de 1975, em ‘Corrida Mortal’ encontramos a estrela de acção Jason Statham numa prisão violenta onde o director oferece a possibilidade de liberdade aos presos se competirem numa corrida mortal, com transmissão televisiva, onde conduzem carros fortemente armados com metralhadoras.






'Speed Racer' (2008)
O primeiro projecto pós-‘Matrix’ dos irmãos Wachowski, ‘Speed Racer’ é a adaptação da clássica série de anime japonesa. Vistoso e muito dependente da animação feita por computador, o filme não foi um sucesso comercial, mas ganhou imensos fãs graças aos personagens kitsch e às corridas fantásticas.






'Corrida Alucinante' (2001)
Com argumento de Sylvester Stallone, ‘Corrida Alucinante’ faz lembrar os seus antigos filmes da série ‘Rocky’, em que um mentor mais velho treina um novato numa batalha pela vitória. No filme, Stallone faz o papel de um antigo piloto campeão que é recrutado para ajudar um piloto mais novo a recuperar a forma e a voltar às vitórias. O Burt Reynolds faz a sua segunda aparição nesta lista, no papel do dono do carro.






'Corrida Contra o Futuro' (1992)
O Emilio Estevez é a estrela deste filme, no papel de um piloto de corridas que é salvo momentos antes de morrer por uma máquina do tempo que o transporta dezoito anos no futuro (até 2009!). Um bando de criminosos especialistas em alta tecnologia pretende usar o seu corpo saudável para servir de hospedeiro para um bilionário moribundo, mas os planos caem por terra quando Estevez escapa e põe-se em fuga. Este filme é particularmente memorável devido a duas estrelas famosas: Mick Jagger e Anthony Hopkins.






'Le Mans' (1971)
A lenda de Hollywood Steve McQueen faz o papel de um piloto de corridas que domina a mais dura prova de resistência do desporto: a corrida francesa de Le Mans. Durando mais de 24 horas, McQueen voa pelo percurso de 14,5 quilómetros, numa luta dramática com um rival alemão.